quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resumo informativo

NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação. 2 Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006, PP 21-31

Este trabalho discute por meio de pesquisa teórica, segundo os autores, a visão de Bourdieu, que é atribuída a compreensão da ordem social. Objetivando com evidencia as questões subjetivas e objetivas, tendo como meio de ação entre ambos os pontos a teoria da pratica de hábitos. Entre as problemáticas ressaltam – se, não só as três formas de conhecer o mundo social, com o conhecimento fenomenológico, objetivismo e praxiológico. Mas também apresenta em contraposição ao subjetivismo, o conhecimento objetivista que se caracterizaria pela ruptura que promove em relação a experiência subjetiva imediata. Acrescentando que a metodologia utilizada no trabalho é de caráter bibliográfico. Resultando finalmente, no conceito de hábitos, sendo o elemento central da proposta desenvolvida por Bourdieu, de superação do subjetivismo e objetivismo.    

Palavras-chave: Subjetivismo, objetivismo e hábitus

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