NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação. 2 Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006, PP 33-56
Este trabalho examina por meio de pesquisa teórica, segundo os autores, a visão de Bourdieu, o modo como o mesmo, objetivou caracterizar a analise da realidade social. Entre as problemáticas abordadas, estão as hierarquias entre bens simbólicos que seriam, portanto, uma base importante para a hierarquização dos indivíduos e dos grupos sociais, onde as produções culturais refletiriam não apenas as condições objetivas da classe a qual estão ligadas, mas igualmente as condições historicamente variáveis do campo especificam em que foram geradas. A metodologia utilizada neste trabalho é de método bibliográfico. Concluindo o que Bourdieu chama de “senso de jogo”, pois os indivíduos não precisariam, portanto, a cada momento fazer um calculo consciente para decidirem as melhores estratégias a serem utilizadas, para manter ou elevar a posição social. Eles herdariam de sua socialização familiar um habitus, um conhecimento prático sobre como lhe dar com os constrangimentos e oportunidades associadas à sua posição social.
Palavras-Chave: Realidade- Campo- Sociedade
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