NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação. 2 Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006, PP 57-82
Este trabalho discute por meio de pesquisa teórica, segundo os autores, a visão de Bourdieu. Tendo como objetivo a intenção inicial concentrada nos mecanismos escolares de reprodução cultural e social, segundo Bourdieu. Sendo nitidamente especifico em discursão sobre a questão da herança cultural familiar. Entre as problemáticas, ressaltam-se as características do individuo em termos de uma bagagem socialmente herdada, sendo certos componentes objetivos, externos ao individuo, e que podem ser postos a serviços do sucesso escolar. Incluído dentro de categoria, o capital econômico, tomado em termos dos bens ou algo em que esse individuo tem acesso, o capital social defendido como um conjunto de relacionamentos sociais influentes mantidos pela família, além do capita cultural institucionalizado, formado basicamente por títulos escolares. Outra problemática abordada por Bourdieu seria a educação escolar, no caso das crianças oriundas de meios culturalmente favorecidos, seriam uma espécie de continuação de educação familiar, enquanto para as outras crianças significariam algo estranho, distante ou mesmo ameaçador. Tendo como metodologia utilizada a pesquisa bibliográfica. Desta maneira, Bourdieu profere esclarecer também que as estratégias escolares não constituem senão um “aspecto particular” das estratégias educativas que recobrem um campo bem mais vasto destinado a produzir agentes sociais capazes e dignos de receber herança do grupo, isto é, de serem herdados pelo grupo. Isso totaliza o que a família produz, o agente social munido de competências, habilidades e disposições adequadas para ocupar determinado lugar social.
Palavras-chave: Origem- Elites –Dominantes -Dominadas
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